logo-wadd-banner

Caros colegas e amigos, Esperamos que todos vós e vossas famílias estejam bem e protegidos do coronavírus, bem como psicologicamente resistentes para poder suportar o longo período de quarentena que nos espera.

Enquanto profissionais de saúde mental e peritos em Patologia Dual, é nosso dever colaborar ao máximo com o resto dos profissionais de saúde, na luta contra a atual pandemia gerada pelo COVID 19. Como é natural, devemos seguir rigorosamente as diretivas das autoridades sanitárias em vigor, com as medidas preventivas, diagnósticas e terapêuticas a seguir, e esforçarmo-nos por que os nossos doentes e suas famílias as compreendam perfeitamente e as cumpram. Contudo, é necessário reconhecer, que os doentes com Patologia Dual, apresentam certas particularidades psicopatológicas e comportamentais que merecem a nossa especial atenção. Referimo-nos, naturalmente, às relacionadas com o facto de apresentarem, simultaneamente, uma patologia adictiva e outra perturbação mental, o que implica uma série de fatores que condicionam os cuidados e que nos propomos partilhar convosco, para que possam tê-los em conta, na nossa prática clínica quotidiana:
1. Devido à quarentena e dos rigorosos controlos policiais implementados para os fazer cumprir, é muito provável que haja falta de substâncias psicotrópicas no mercado ilegal.
2. A dificuldade em adquirir as substâncias psicotrópicas pode induzir quadros de abstinência capazes de gerar uma sintomatologia ansiosa depressiva e condutas antirregulamentares nos doentes com patologia dual.
3. A falta das substâncias psicoativas pode provocar a descompensação da patologia psiquiátrica, com a possibilidade de os doentes apresentarem alterações de comportamento e o aparecimento de risco de auto ou hétero lesão.
4. Não podemos excluir que uma deficiente distribuição de medicamentos, como por exemplo a metadona (em virtude de dificuldades ligadas à sua produção e distribuição), a buprenorfina, a naltrexona, o nalmefeno, o dissulfiram, etc,, bem como, as dificuldades ligadas à sua prescrição ou distribuição nas farmácias, possa favorecer recaídas compulsivas e a exacerbação da psicopatologia.
5. Os doentes com Patologia Dual também utilizam os recursos assistenciais para reduzir os seus riscos, que certamente serão limitados pela quarentena, o que poderá aumentar a sua vulnerabilidade orgânica, já precária em tempos normais, face a uma infeção por COVID-19.
6. A coabitação corre o risco de vir a ser muito difícil para muitas famílias, que, para além de suportar o stress induzido pela quarentena, ainda terão de acolher os seus familiares que sofrem de patologia dual e que atualmente vivem na rua.
7. Muitos doentes duais vivem em situação de marginalidade e poderá ser necessário colocá-los em quarentena coerciva, o que será para muitos deles, muito difícil de suportar.
8. Face à situação critica do sistema sanitário, numerosas unidades de desintoxicação, comunidades terapêuticas e outros recursos específicos bloqueiam atualmente as admissões como medida de evitar a propagação do COVID 19 e, simultaneamente, proteger os doentes já admitidos, o que vai aumentar a situação de vulnerabilidade dos doentes com patologia dual.
9. O risco de recaída e de exacerbações do doente com patologia dual, devido a fatores psicopatológicos, farmacológicos, familiares e sociais é muito elevado nas situações de stress, e, portanto, o sistema sanitário deverá ter em conta esta fragilidade para evitar o aumento do risco de infeção e contágio.
10. É preciso recordar que, se a saúde mental é já habitualmente dotada de recursos precários no sistema sanitário atual, os doentes com patologia dual, devido à sua especial complexidade clínica e os seus custos sanitários elevados, podem sofrer duramente os efeitos duma pandemia que está em risco de esgotar os recursos sanitários.
11. Por tudo isto, é necessário evitar, por todos os meios e de acordo com as evidências científicas atuais, que os doentes duais que precisam de cuidados médicos ou psiquiátricos especializados tenham dificuldades em aceder aos centros de saúde e hospitais gerais, chegando ao ponto de ser recusados, devido às suas características clínicas e ao estigma social que os marginaliza.
12. É necessário informar e divulgar aos doentes duais e suas famílias os números de telefone dos recursos de adições e de saúde mental onde podem realizar as suas consultas de acordo com a sua situação clínica, com eventuais exacerbações psicopatológicas ou comportamentais, ou como obter a medicação psicofarmacológica adequada. 1
3. Nos casos em que o atendimento por telefone não seja suficiente, é necessário recomendar aos doentes duais que não se dirijam às urgências gerais (que estarão saturadas) e que se dirijam aos centros de assistência específicos.
14. É necessário recordar aos doentes, que, em caso de serem hospitalizados devido a COVID-19, devem referir que possuem patologia dual e precisam de medicação adicional às medidas anti infeção, mostrando as guias dos tratamentos prescritos nos serviços.
15. Finalmente, devemos continuar a insistir junto das autoridades sanitárias e dos gestores políticos, como tem feito repetidamente a nossa Sociedade, sobre o facto de que a integração do doente com patologia dual nos recursos unificados de saúde mental e no sistema geral de saúde pública é absolutamente necessária.
ruiz casas
Comitê Executivo WADD: Pedro Ruiz, Nestor Szerman, Icro Maremmani and Marta Torrens With the collaboration of:   Célia Franco
Léa esta información en Español bespaña Lire ces informations en français bfrancia
Contact Us

Send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt